Resident Evil 2 – O melhor de todos ?

Resident Evil 2 – O melhor de todos ?

10/02/2021 0 Por Night
Compartilhe este artigo

Continuando nossa série de artigos sobre os principiais jogos da franquia Resident Evil vamos falar um pouco sobre o segundo jogo da série considerado por alguns fans como o melhor jogo da franquia. Seja na trilogia original ou na trilogia atualizada. Ele é realmente o melhor ? Essa resposta na verdade vai depender das suas preferências 🙂 .

Com o sucesso estrondoso do primeiro jogo a Capcom lançou sua sequência em 1998 apenas dois anos depois do lançamento do original e embora tenha seguido boa parte da receita do jogo original a capcom fez melhorias em praticamente todos os aspectos do jogo. Na história acompanhamos novamente dois personagens: Claire Redfield irmã de Chris do primeiro jogo que vem até a cidade de Raccoon City procurar o seu irmão que não deu mais notícias desde os eventos do primeiro jogo e Leon Kenedy policial recém formado na academia e que iria iniciar seu primeiro dia de trabalho na delegacia de Racoon City. O jogo é ambientado em alguns lugares da cidade de Racoon City ampliando o universo de cenários em relação ao primeiro jogo embora boa parte da história se desenvolve dentro da delegacia de Racoon City que aqui funciona como uma substituta da mansão Spencer do primeiro jogo. O jogo originalmente vinha em duas mídias de CD que deveriam ser alteradas de acordo com o personagem que você escolhia para jogar. O jogo tinha quatro campanhas que contavam aspectos diferentes dos acontecimentos das histórias do jogo. Cada personagem tinha duas campanhas chamadas A e B que iam sendo liberadas à medida que o jogador terminava as campanhas regulares. Na história do jogo o vírus T que havia sido criado na mansão Spencer do primeiro jogo se espalhou pela cidade gerando uma verdadeira onda de caos. Leon e Claire acabam tendo de fugir para a delegacia da cidade, mas acabam se separando no meio do caminho se encontrando em pontos posteriores do jogo. Essa separação permite que os protagonistas encontram outros personagens chaves da série Cherry Birkin (na campanha de Claire) uma criança perdida no meio de toda aquela bagunça e Ada Wong (campanha Leon) uma espiã cujo passado e contratantes são desconhecidos e que tem o objetivo de recolher amostras do vírus G criado como uma evolução do Vírus T do primeiro Game. O jogo também trás o primeiro inimigo perseguidor da série o Mr X que passa o jogo inteiro perseguindo o jogador e que pode ser apenas atordoado  e não morto.

Mr X. O primeiro “pé no saco” da série.

Como é de se esperar no fim do jogo, Leon e Claire conseguem escapar de Racoon City junto com Sherry Birking. As sequências de filmagem com atores reais foi deixada de lado e agora o jogo passou a fazer uso de animações em CGI com gráficos mais polidos do que os gráficos utilizados no jogo, sendo uma estratégia mais coerente para apresentar os aspectos históricos do jogo. 

O Jogo foi convertido para praticamente todas as plataformas de jogos disponíveis na época, inclusive para o Nintendo 64 que fazia uso de cartuchos no lugar de CDs. O port do jogo para o N64 foi considerado um feito técnico magnífico uma vez que a memória disponível em cartucho era bem menor que a memória disponível nas mídias em CD.

Até que “coube”!

Apesar de ter recebido um port também lançado em 2 Cds o PC ainda ganhou um segundo port lançado pela empresa SourceNext disponibilizado em uma única Mídia em DVD em 2006 que também teve atualizações para rodar com mais facilidade em versões mais modernas do Windows que faziam uso da arquitetura NT (Como XP e Vista) .

Versão original definitiva?

Essa versão foi lançada apenas no Japão e não possuía versões em inglês até que em 2020 o Moder Gemini lançou um Patch que além de permitir rodar o jogo em diversas resoluções maiores ainda traduz o jogo para o inglês. 

Em 2019 após anos de pedidos de Fans a capcom lançou um remake do jogo para PC , PS4 e Xbox One atualizando gráficos (Usando diversos objetos e o motor gráfico de Resident evil 7), adotando o sistemas de câmera em primeira pessoa de Resident Evil 4 e reformulando alguns aspectos das historia aproveitando inclusive ideias da versão lançada em livro pela autora S. D. Perry. O relançamento foi considerado um sucesso e assim como o lançamento original Recebeu diversos prêmios como jogo do Ano.

Uma mãozinha de tinta sempre ajuda.

Depois que Leon, Clair e Sherry escapam a cidade de Raccoon city é destruída com uma bomba atômica disparada pelo próprio governo em uma tentativa desesperada de conter a disseminação do vírus pelo país inteiro. Isso resolveu o problema? Em partes sim a epidemia do virus T (e do virus G) realmente foi contida. Mas como vocês já sabem o problema das armas bio terroristas continua se arrastando até hoje.

Falaremos mais sobre isso (ou não) no próximo artigo da série. Até lá!