Resident Evil Code Veronica – O “spin off” que encerra o primeiro arco da saga

Resident Evil Code Veronica – O “spin off” que encerra o primeiro arco da saga

28/03/2021 0 Por Night
Compartilhe este artigo

Sendo lançado no ano de 2000 como jogo exclusivo do console  DreamCast da Sega o jogo foi portado para outras plataformas depois que a sega desistiu de investir em consoles e passou a se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento de jogos. 

Ao contrário de RE3 este é o jogo efetivamente avança na trama de Resident Evil contando os eventos ocorridos com Claire Redfield depois de Resident Evil 2. 

Neste jogo Clair invade a matriz da Umbrella a fim de obter informações sobre Chris. Contudo Clair acaba sendo capturada pela umbrella e levada para uma ilha laboratório/fortaleza/prisão chamada RockFort Island mas logo é solta pelo seu carcereiro por que a ilha acabou sendo infestada por um novo vírus que estava sendo desenvolvido na ilha chamado T Veronica.  

Claire fugindo dos soldados da Umbrella

A história do jogo se divide em duas partes: Rockfort Island e Antarctica Base. Na primeira parte, o jogador tem o controle de Claire, enquanto na segunda o jogador controla Chris Redfield, sendo que Chris assume a posição de protagonista. Quando Chris aparece na aventura, ele tem acesso a todos os itens deixados pela irmã no famoso baú e vice-versa. No fim da história Chris acaba salvando Claire que é capturada pelos irmãos Ashford (vilões do jogo) e ambos acabam escapando da base na Antártica. 

Como a capcom já não estava mais presa às limitações de Hardware do playstation é possível notar mudanças abruptas e melhorias de qualidade tanto nos  gráficos como no som. Algumas telas do jogo possuem uma câmera que embora fixa acompanhava o personagem no decorrer do cenário em um modelo semelhante ao que havia sido implementado no jogo Dino Crisis.

Dois anos depois foi lançada uma versão melhorada do jogo denominada Resident Evil Code Veronica X desta vez para GameCube e Playstation 2. Nesta versão inclusive ocorre o encontro de Chris Redfield e Albert Wesker (Considerado morto desde o primeiro jogo) . Wesker acaba se tornando o chefão final aqui. Em 2011 uma versão HD de Code Veronica foi lançada para Playstation 3 e Xbox 360. Este jogo nunca foi lançado oficialmente para o PC.

E assim termina o chamado primeiro arco de jogos da série Resident Evil. A partir do quarto jogo da série ocorrem mudanças dramáticas na estrutura da série. Tais mudanças como tudo na vida agradaram alguns (muitos na verdade) e desagradaram outros. Mas analisando hoje pelo contexto histórico, foram mudanças necessárias para manter a série viva e atraindo mais jogadores para a franquia.