“Recall” do Nemesis – Versão Galápagos

“Recall” do Nemesis – Versão Galápagos

20/02/2021 0 Por Peregrino
Compartilhe este artigo

Nemesis jogo de tabuleiro produzido pela Awaken Realms com uma pegada estilo Alien o oitavo passageiro, mas sem citar diretamente esse último, aportou em terras brasileiras em novembro de 2020. O mesmo causou um grande alvoroço lá fora, devido a uma bem-sucedida campanha no Kickstarter em 2018, aonde iríamos combater os Xenomorfos em uma nova frente, uma mesa. E nada mais natural a sua vinda em algum momento para o Brasil, e foi isso que a editora Galápagos fez, após pedidos da comunidade. Assim a caixa base para revenda, e que fora anunciada dois anos antes na campanha de financiamento, chegou por aqui.

Entretanto logo depois do lançamento vários reportes começaram a aparecer em grupos de board games nas redes sociais e em sites especializados. Indicando problemas no jogo, e aqui não eram necessariamente problemas do tipo: faltando algum dado, uma carta com cor/textura diferente, mofo etc. Era algo mais profundo, o jogo veio “quebrado”.

Aqui vamos tentar contextualizar o “quebrado”, os problemas relatados na internet, e aqui a equipe do site se inclui, pois também compramos o jogo. É que um item, por vezes esquecido, mas muito utilizado nas primeiras partidas e para tirar dúvidas. Principalmente quando ainda se está explorando um novo universo e se aprendendo sobre ele, esse item veio bem avariado. Sim estamos falando do manual.

O manual veio com vários problemas como, por exemplo, alteração de regras, uso demasiado de neologismos (estamos olhado para você Intrusora). Além de termos que dificultavam a sua leitura do tipo: pessoas jogando, em vez de jogador. Será que se fosse usado a palavra jogador, que consta no manual original em inglês, o mesmo não seria uma pessoa? E teve que virar pessoas jogando? Bom não sabemos, mas isso não contribuiu, na nossa opinião para uma leitura agradável de um manual de regras. Por vezes, pensávamos que estávamos lendo outro material, do que uma tradução que passou por uma revisão, do manual original em inglês para nossa língua. Tanto que adotamos o manual em inglês para nossas partidas. De forma resumida, esses foram alguns dos problemas encontrados no manual e que foram relatados na vastidão da web.

Além disso, várias cartas do jogo também vieram com problemas de tradução, revisão etc. Então um jogo que tinha tudo para ser um novo Gloomhaven, se transformou no seu equivalente e guardadas as proporções, ao cartucho ET da Atari, mas agora para a Galápagos.

Isso acabou gerando um descontentamento em parte dos jogadores que compraram o jogo dos Xenomorfos, inclusive este que vos escreve. Não vamos comentar a questão do preço, com a qualidade do que foi entregue, isso é assunto para outro post. E talvez essa tenha sido a gota d’água, do que já vinha ocorrendo com vários outros jogos lançados e localizados para nossa língua. Aonde se percebia um certo, vamos chamar de descuido, com a tradução e revisão dos termos para português. E aqui não estamos só falando de problemas com a edição nacional do Nemesis, e outros jogos da editora. Mas sim de um problema recorrente na indústria nacional, afetando várias outras empresas do setor. Aonde palavras como “Guereira”, ou mesmo a espécie de baleia a Cachalote, acabou sendo traduzida para uma forma digamos, mais inusitada para a língua de Camões. E isso cansa ao se ler, ainda mais quando se compara com os originais! Uma vez que hoje é possível ter acesso ao material original, principalmente em inglês, e ver como em algum ponto, a tradução e revisão se perderam.

Soma-se a isso a um silêncio, como se a princípio tudo estivesse normal, numa situação estilo nada para se ver aqui. Dias, semanas e meses passaram sem uma posição oficial da editora. Nós mesmos no nosso podcast, citamos o problema ainda em 2020, comparando com a versão italiana distribuída pela Cranio Creations que, por exemplo, já tinha erratas disponibilizadas pouco tempo depois do jogo ter sido lançado naquele país europeu. E aqui nem um pdf atualizado, para dar o ar da graça.

Enquanto isso a comunidade continuava descobrindo erros e publicando erratas não oficiais. E fazendo a parte dela, cobrando uma posição, avaliando o produto com notas que refletiam o descontentamento com o manual e cartas. E não com o jogo em si, na maioria das vezes. E que se frise, o jogo é bom, aqui na equipe é um dos que mais viram mesa nos últimos tempos.

Mas eis que, por algum motivo, e aqui não vamos conjecturar qual foi, numa recente entrevista durante esse mês de fevereiro de 2021, parte da equipe da Galápagos anunciou um “recall” do Nemesis, por assim dizer. E um novo canal para relatar problemas com seus produtos. Numa iniciativa interessante quanto ao Nemesis, a empresa vai substituir o manual, cartas, entre outros itens que estavam “quebrados” sem custo ao consumidor. Com previsão de entrega a partir do segundo semestre de 2021. Assim em algum momento durante esse ano, os proprietários do jogo, deverão entrar em contato com a empresa, por um meio a ser ainda divulgado, para solicitar essa reposição. Você pode acessar esse o novo canal de reportes de problemas aqui, para ver o que virá de substituição, e acompanhar a situação de outros jogos.

A empresa também anunciou que esse novo canal de comunicação, será especializado nas ocorrências do tipo problemas de tradução, só para citar um exemplo. E que também será o canal para relatar problemas nos outros jogos do seu portfólio, e que o consumidor poderá reportar esse tipo de situação por lá. Sendo que como reposta aos problemas lá cadastrados podem ocorrer ações do tipo: “recall” estilo Nemesis, disponibilidade mais rápida de erratas, disponibilidade de arquivos para impressão etc. Sendo um serviço complementar ao serviço de SAC hoje já existente. O foco inicial desse novo serviço é a prioridade da solução dos problemas, para os jogos recém-lançados, mas que todas as ocorrências cadastradas nesse novo canal terão algum tipo de retorno, mesmo para jogos mais antigos.

Esperamos que a iniciativa funcione, e que outras editoras possam adotar esse procedimento, quando da ocorrência de um problema que “quebre” o jogo. Mas ressaltamos que é preferível evitá-los bem antes, esse também é o espírito que o pessoal da empresa comentou durante essa conversa.

Uma vez que o que todos querem, é que mais jogos venham ao Brasil e com qualidade na localização para o nosso idioma, com uma relação de ganha-ganha a todos os envolvidos. Por fim na página do Nemesis no site da Galápagos, na seção de downloads já é possível encontrar as erratas do manual, cartas etc. E como sonhar ainda não paga imposto, somos do time Xenomorfos/Intrusos/Invasores/Criaturas é uma escolha editorial bem melhor do que Intrusoras! A versão alemã, usou Xenomorfos para designar os inimigos, a título de curiosidade. Esperamos também que manuais técnicos de jogo voltem a ser só isso, manuais técnicos, sem termos e neologismos desnecessários, e que nada acrescentam na nossa opinião, na leitura desse manual.

Mas agora queremos saber a sua opinião. O que você achou dessa atitude da empresa? Deixe o seu comentário.

Atualização janeiro de 2022

Foi liberado o formulário para solicitar o Kit de Atualização do Nemesis. Veja o link aqui.

Atualização fevereiro de 2022

A saga de reposição dos componentes da primeira tiragem do Nemesis em terras brasileiras, que apresentaram vários problemas principalmente na questão de tradução do manual e cartas continua. E agora sem uma data de solução! Sim o jogo deve estar muito zicado, culpa da Intrusora (não estamos falando de aeronaves). O problema agora é outro, o comunicado da Galápagos pode ser lido aqui. Replicamos o mesmo abaixo:

Atualização quanto aos novos prazos

Envios dos Kits de Atualização para o Nemesis ainda não começaram. Esse material está no Brasil desde 13 de janeiro ‒ mas está retido desde então, em análise, devido ao prolongamento da greve de auditores fiscais na Receita Federal. Não há previsão de liberação dessa carga.

Nosso cronograma levava em conta o funcionamento desse processo em meio a essas condições, mas foi severamente afetado pela estagnação.

Nós da Galápagos mantemos o compromisso de notificar a todos assim que os Kits de Atualização forem liberados e chegarem, em definitivo, ao nosso estoque, quando os envios acontecerão com prioridade.

Qualquer nova atualização constará nesta página, bem como na Central de Report. Caso queira ser notificado prontamente a respeito dessa e demais atualizações, pedimos que acompanhe nosso canal Galápagos Backstage no Telegram.

Por fim às vezes temos a impressão que estamos vendo A Divida Comédia de Dante na vida real, quanto a reposição deste kit: “Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança.”.

Atualização março de 2022

E finalmente os kits começaram a ser enviados quase um 1 ano e meio depois do lançamento do jogo aqui no Brasil, o mesmo foi lançado em novembro de 2020. Confira o post abaixo da própria empresa sobre isso. Entretanto “Houston Temos Um Problema”, alguns pontos a destacar sobre o kit, a gramatura do papel das cartas, por exemplo, veio mais fina que o original. A regra do desenvolvimento do banco das intrusoras para o inimigo adulta, no manual original se algum jogador estiver em combate não rola o dado de ruído, isso estava também na errata e no manual em inglês. Entretanto veio errado no kit de reposição, agora é necessário rolar o dado! Um jogo com potencial que ainda vamos fazer um vídeo sobre, mas que na sua primeira impressão infelizmente não podemos recomendar dado os erros de tradução e revisão. Ah antes que esqueçamos a tradução de player, voltou a ser jogador e não mais “pessoas jogando” e aquele monte de o(a) etc também foi corrigido!

Atualização de 10/03/2022 – Fonte: Galápagos
“Os envios dos Kits de Atualização do Nemesis já começaram! Se você ainda não fez o cadastro para receber o seu, acesse nossa página especial, selecione “Sou pessoa físi

E se você chegou até aqui, deixe o seu comentário sobre essa notícia!