Logística e o impacto no preço dos jogos de tabuleiro!

Logística e o impacto no preço dos jogos de tabuleiro!

15/08/2021 0 Por Peregrino
Compartilhe este artigo

Várias empresas dos mais diversos setores têm reportado sobre os vários problemas de logística, e a escalada do custo dos fretes, principalmente o marítimo ao longo do globo, situação que começou a ocorrer com mais intensidade a partir de 2020.

E isso têm ficado mais evidente principalmente na indústria dos jogos de tabuleiro, aonde as empresas têm relatado essa situação, inclusive em campanhas no Kickstarter ou no Gamefound. Aqui, temos um exemplo disso. A Portal Games comenta sobre esse problema de logística junto aos fornecedores, em um post aos apoiadores da versão de colecionador do seu clássico Robinson Crusoe, e o porque da “demora” em abrir o “late pledge”.

Outra empresa que recentemente comentou sobre os problemas na cadeia de logística foi a Board & Dice. O artigo publicado no blog da empresa, num espaço recém-criado dentro da plataforma Board Game Geek, sob o título “Shipping madness and future cost of board games”, em tradução livre: “A loucura dos fretes e o custo futuro dos jogos de tabuleiro”, explana essa situação.

No artigo (em inglês) escrito por Andrei Novac, um dos responsáveis pela logística da empresa, o mesmo explica o que está acontecendo com detalhes e de forma bem abrangente, o atual cenário. Inclusive citando que a falta recente de contêineres, está levando a uma situação bem complicada o mercado de jogos de tabuleiro quanto a custos, e que isso, irá pressionar por um aumento de preços na ponta.

E esse é só mais um comentário sobre o atual problema de logística global, diversas empresas independente do porte já comentaram sobre isso, veja esse exemplo da Hasbro.

A nossa opinião é que vai demorar até termos uma normalização desse assunto, até mesmo na questão de desenvolver novos fornecedores em outras regiões do globo além da região asiática. É possível que por um bom tempo os preços dos jogos que gostamos, fiquem muito além do que seria razoável em outros tempos.

E se você chegou até aqui, deixe o seu comentário sobre essa notícia!